Financiadores

Processo Seletivo

Fique por dentro do processo seletivo 01/2016 do MPBiotec

1. Nome do Curso:
  • Curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia Humana e Animal 

2. Área de Concentração:
  • Biofármacos e Bioderivados 

3. Objetivos:

Formar recursos humanos qualificados para atuar em empresas das áreas farmacêutica e biotecnológica e instituições governamentais nas quais o entendimento do processo de desenvolvimento e de produtos farmacêuticos de base biotecnológica (biofármacos e bioderivados), voltados para a saúde humana e animal, é considerada relevante.

4. Natureza do Curso

Trata-se de curso em rede, envolvendo seis instituições do Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal, além da empresa AMGEN, nas quais os alunos podem cumprir créditos de disciplinas ou atividades de pesquisa e estágio. São responsáveis pela titulação dos alunos os seguintes Pontos Focais Regionais:

PONTO FOCAL NORDESTE: 
Universidade Estadual do Ceará – UECE
Coordenação Geral do Curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia Humana e Animal
Campus do Itaperi 
Av. Dr Silas Munguba, 1.700 
60740-903 Fortaleza, CE
Telefones: (85) 3101.9645 / Fax: (85) 3101.9950 
Coordenador Geral: Prof. Dr. José Ferreira Nunes, UECE
Vice-Coordenadora/Secretária Executiva: Profa. Dr a. Paula Lenz Costa Lima, UECE
Horário de Funcionamento: 9h às 16h 

PONTO FOCAL SUDESTE:
Universidade Federal Fluminense – UFF 
Coordenador Regional: Prof. Dr. Saulo Cabral Bourguignon

PONTO FOCAL CENTRO-OESTE:
Universidade Católica de Brasília - UCB 
Coordenador Regional: Profa. Dra. Nádia Skorupa Parachin 

5. Clientela:
  • Portadores de Diploma de Cursos de Nível Superior – graduação plena – reconhecido pelo MEC.

6. Linhas de pesquisa:
  • Pesquisa e desenvolvimento de biofármacos e bioprodutos – prospecção, identificação e caracterização.
  • Escalonamento, controle de qualidade e regulamentação na produção de biofármacos e bioderivados.

7. Vagas:
  • 40 vagas

8. Inscrições:
As inscrições deverão ser efetivadas obrigatoriamente de forma online, por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico no site www.mpbiotec.org.br (Inscrições – Formulário), até às 23 horas e 59 minutos do último dia do prazo de inscrição.
a) Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de recebimento estabelecido no item 8.1 abaixo. Assim, recomenda-se o envio das inscrições com antecedência, uma vez que o MPBiotec não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos. 
b) Caso a inscrição seja remetida fora do prazo de submissão, ela não será aceita pelo sistema eletrônico. Por esse motivo não haverá possibilidade de a inscrição ser acolhida, examinada e julgada.

8.1. Período de inscrição: de 11 a 22 de Abril de 2016. 

8.2. Taxa de inscrição: R$180,00 (cento e oitenta reais) a ser depositado na conta do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, CNPJ 00.977.419/0001-06: Banco do Brasil, Agência 0008-6, conta corrente 26.914-X. Em nenhuma circunstância, a taxa de inscrição será devolvida.

8.3. Documentos necessários: 
a) Formulário de Inscrição online devidamente preenchido;
b) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
c) Carteira de identidade e CPF; ou passaporte, no caso de candidatos estrangeiros não naturalizados no país.
d) Comprovante de quitação eleitoral, para cidadãos brasileiros;
e) Histórico escolar e diploma de graduação plena. Para o caso de cursos realizados no exterior, tradução oficial e validação do título;
f) Curriculum vitae LATTES;
g) Ficha de Pontuação do Curriculum vitae online devidamente preenchida;
h) Documentação comprobatória registrada na Ficha de Pontuação, ordenados conforme os itens correspondentes; 
    Observação 1: Para Mestrado incompleto, anexar histórico escolar. Na falta do diploma de Mestrado, somente serão aceitas declarações contendo a informação de que todos os requisitos para a obtenção do título foram cumpridos e que o diploma encontra-se em fase de expedição. Para o caso de cursos realizados no exterior, anexar tradução oficial e validação do título.
    Observação 2: Livros ou organizações de livros e capítulos de livro deverão ser comprovados através da folha de rosto e ficha catalográfica, além do sumário, no caso dos capítulos. Trabalhos no prelo poderão ser considerados com carta de aceite definitivo da revista ou doi (digital object identifier). 
Observação 3: Patente concedida deve ser comprovada pela cópia do documento de patente; depósito de pedido de patente, pela cópia do formulário de depósito com protocolo ou número de PI; software registrado, pela cópia do documento de registro. Para todos os casos acima, se a informação completa estiver disponibilizada online, pode ser utilizada cópia da página do site do escritório de registro ou concedente.
    Observação 4: Somente a produção técnica, científica e tecnológica produzida de 2009 a 2014 será considerada.
    Observação 5: Somente serão computados, para efeito de pontuação, a documentação relacionada na ficha de pontuação. 
    Observação 6: A constatação de qualquer Informação inverídica implicará a desclassificação sumária do candidato.
i) Documento emitido pelo setor empresarial ou governamental, manifestando a importância do projeto para a instituição.
j) Pré-Projeto de Pesquisa online, especificando a linha de pesquisa à qual se candidata, contendo: título, formulação do problema, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma, referências bibliográficas, prospecção tecnológica, palavras-chave.
OBSERVAÇÃO GERAL: Os documentos a serem enviados pelo Sistema Acadêmico Eletrônico deverão estar nos formatos “doc”, docx”, “pdf” ou “rtf”.

9.0. SELEÇÃO
A seleção constará de avaliação do Pré-Projeto de Pesquisa (critério eliminatório) e do curriculum vitae do candidato (critério eliminatório e classificatório). Projetos de interesse do setor empresarial ou governamental serão beneficiados com pontuação de critério classificatório.

9.1. O Pré-Projeto de Pesquisa será avaliado considerando-se seu caráter inovador, qualidade técnico-científica e adequação à Linha de Pesquisa na qual o candidato está inscrito. Serão aprovados os candidatos que obtiverem conceito satisfatório.

9.2. O curriculum vitae será avaliado considerando-se “Formação Acadêmica”, “Atuação Profissional na área de Biotecnologia ou afim” e “Produção Técnica, Científica e Tecnológica na área de Biotecnologia ou afim”, de acordo com os critérios especificados no quadro abaixo, sendo que ao total de pontos obtidos em cada um desses itens dar-se-á peso 1, 5 e 3, respectivamente, para efeito da Pontuação Final. Será desclassificado o candidato que obtiver pontuação final inferior a 10 em “Atuação Profissional na área de Biotecnologia ou afim”.

10. Edital
Fale Conosco
MPBiotec - Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.
UECE - Av. Paranjana, 1.700 - Campus do Itaperi - 60740-000 Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.9645
Fax: (85) 3101.9650
E-mail: secretariageral@mpbiotec.org.br
MPBiotec
O MPBiotec
Acesso Restrito