Financiadores

Processo Seletivo

Fique por dentro do processo seletivo 1º/2018 do MPBiotec

1. CURSO

Curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
  • Biotecnologia em Saúde.
3. LINHAS DE PESQUISA
  1. Desenvolvimento de bioprodutos – prospecção, identificação e caracterização;
  2. Escalonamento na produção, controle de qualidade e regulamentação de bioprodutos;
  3. Desenvolvimento e validação de dispositivos e protótipos.
4. OBJETIVO GERAL

  • Formar recursos humanos qualificados para atuar no desenvolvimento e validação de bioprodutos e bioprocessos nas áreas farmacêuticas e biotecnológica.
4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Formar recursos humanos qualificados para atuar no desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos, com ênfase na área da saúde;
  • Formar recursos humanos qualificados para atuar na área de validação de bioprodutos e bioprocessos na área da saúde em estudos “in vitro”, pré-clínicos e clínicos;
  • Formar recursos humanos qualificados para atuar nas empresas das áreas farmacêuticas e biotecnológica e instituições governamentais nas quais o entendimento do processo de desenvolvimento e de produtos farmacêuticos de base biotecnológica (biofármacos e bioderivados), voltados para a saúde humana é considerada relevante.
5. NATUREZA DO CURSO

Trata-se de um curso em Associação, envolvendo instituições do Ceará, Alagoas, Piauí e Rio de Janeiro, nas quais os alunos podem cumprir créditos de disciplinas ou atividades de pesquisa e estágio. O curso exige o cumprimento de 26 (vinte e seis) créditos, equivalendo a 390 horas de acordo com a seguinte estrutura curricular: OITO créditos de disciplinas obrigatórias, OITO créditos (mínimo) de disciplinas optativas, QUATRO créditos de Estágio na Empresa e SEIS créditos da Dissertação. O curso tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. 
As disciplinas poderão ser ministradas nas modalidades presencial, semipresencial ou à distância. Serão fundamentalmente ministradas uma vez por mês, na quinta-feira de 18 às 22h, na sexta-feira de 14 às 22h, no sábado de 8 às 17h, e no domingo de 8 às 18h (em atividades à distância), em calendário já pré-fixado para todo o ano letivo. Será exigido, por ocasião da matrícula dos candidatos selecionados, documento comprobatório da disponibilidade efetiva do horário para cumprir o curso. 

A Universidade Estadual do Ceará, Coordenadora Geral do Curso e Instituição Nucleadora, será a responsável pela titulação dos alunos.

5.1. INSTITUIÇÃO NUCLEADORA

Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Coordenação Geral do Curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal
Av. Dr. Silas Munguba, 1700 – Campus do Itaperi – CEP: 60740-903 – Fortaleza-CE
Telefone: (85) 3101-9645 – Fax: (85) 3101-9950
E-mail: secretariageral@mpbiotec.org.br
Coordenação Geral: Prof. ª Dr. ª Ivelise Regina Canito Brasil, UECE
Secretária Executiva: Prof. ª Dr. ª Cristiane Clemente de Mello Salgueiro, CESMAC
Horário de funcionamento: 8 às 12h e de 13 às 15h (segunda às sextas-feiras)

5.2. INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS

a) Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), Quixadá-CE;
b) Centro Universitário CESMAC (CESMAC), Maceió-AL;
c) Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina-PI;
d) Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina-PI.

5.3. INSTITUIÇÕES COLABORADORAS:

a) Fundação Oswaldo Cruz – Ceará (FIOCRUZ-CE) (https://portal.fiocruz.br/pt-br/fiocruz-ceara), Fortaleza-CE;
b) Instituto Vital Brazil (IVB) (www.vitalbrazil.rj.gov.br), Niterói-RJ;
c) Amgen Brasil Farmacêutica Ltda. (www.amgen.com.br), São Paulo-SP;
d) Empresa ACP Biotecnologia (www.acpbiotecnologia.com.br), Fortaleza-CE;
e) GreenBean Biotecnologia Ltda. (www.greenbeantech.com), Fortaleza-CE;
f) Cooperativa de Trabalho dos Cirurgiões Gerais do Ceará (COOCIRURGE) (www.coocirurge.org.br), Fortaleza-CE.

6. PÚBLICO ALVO

Portadores de Diploma de Cursos de Nível Superior – graduação plena – em qualquer área do
conhecimento, reconhecido pelo MEC.

7. VAGAS

Total de vagas ofertadas: 40
Distribuição das vagas: 20 (Ceará), 10 (Alagoas) e 10 (Piauí).

As vagas serão preenchidas por ordem de classificação dos candidatos, até o limite de vagas estabelecidas (40 vagas), segundo a disponibilidade dos docentes orientadores do programa. Os candidatos aprovados, mas não selecionados dentro do número de vagas estabelecidas, poderão ser convocados de acordo com a disponibilidade de vagas dos demais docentes orientadores e/ou desistência de candidatos.

8. INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser efetivadas obrigatoriamente de forma online, por meio do Sistema Acadêmico Eletrônico no site www.mpbiotec.org.br (Inscrições – Formulário), até às 23 horas e 59 minutos do último dia do prazo de inscrição.

a) Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo final de
recebimento estabelecido no item 9.1 abaixo. Assim, recomenda-se o envio das inscrições com
antecedência, uma vez que o MPBiotec não se responsabilizará por inscrições não recebidas em
decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos na rede;

b) Caso a inscrição seja remetida fora do prazo de submissão, ela não será aceita pelo sistema
eletrônico. Por esse motivo, não haverá possibilidade de a inscrição ser acolhida, examinada e
julgada.


8.1 PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
  • 23 de outubro a 20 de novembro de 2017. 

8.2 TAXA DE INSCRIÇÃO:

R$ 180,00 (cento e oitenta reais) a ser depositado na conta do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE, CNPJ 00.977.419/0001-06, Banco do Brasil(001), Agência: 0008-6, Conta Corrente 27.727-4. Em nenhuma circunstância, a taxa de inscrição será devolvida.

8.3 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

a) Formulário de Inscrição online devidamente preenchido;
b) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
c) Cópia digitalizada (como imagem), frente e verso, da Carteira de Identidade e CPF; ou passaporte, no caso de candidatos estrangeiros não naturalizados no país;
d) Cópia digitalizada (como imagem), da Certidão de Quitação Eleitoral, para cidadãos brasileiros, emitida pelo TRE ou TSE;
e) Cópia digitalizada (como imagem), frente e verso, do Histórico Escolar de Graduação e do Diploma de Graduação plena. Para o caso de cursos realizados no exterior, tradução oficial e validação do título;
f) Cópia digitalizada (em PDF), do Curriculum vitae LATTES (http://lattes.cnpq.br/);
g) Ficha de Pontuação do Curriculum vitae devidamente preenchida (ANEXO 3);
h) Cópia digitalizada (como imagem), frente e verso, da Documentação Comprobatória registrada na Ficha de Pontuação, ordenados conforme os itens correspondentes.
Observação 1: Para graduação em vias de conclusão, anexar cópia digitalizada (como imagem) do Histórico Escolar. Na falta do diploma de Graduação, somente serão aceitas declarações contendo a informação de que todos os requisitos para a obtenção do título foram cumpridos e que o diploma se encontra em fase de expedição. Para o caso de cursos realizados no exterior, anexar tradução oficial e validação do título.
Observação 2: Livros ou organização de livros e capítulos de livro deverão ser comprovados através de cópia digitalizada (como imagem) da Folha de Rosto e Ficha Catalográfica, além de Sumário, no caso de capítulo(s).
Observação 3: Trabalhos no prelo poderão ser considerados com cópia digitalizada (como imagem) da Carta de Aceite definitivo da Revista ou doi (digital object identifier).
Observação 4: Patente Concedida deve ser comprovada pela Carta Patente; Depósito de Pedido de Patente, pelo Formulário de Depósito com o número de PI; Software Registrado, pelo Documento de Registro. Para todos os casos acima, como as informações completas estão disponíveis online, pode ser utilizada cópia (salva como imagem) da página do site do escritório de registro ou concedente.
Observação 5: Somente a produção técnica, científica e tecnológica produzida nos últimos CINCO anos (2013 até o presente) será considerada.
Observação 6: Somente serão computados, para efeito de pontuação, a documentação relacionada na Ficha de Pontuação.
Observação 7: A constatação de qualquer informação inverídica implicará a desclassificação sumária do(a) candidato(a).
i) Cópia digitalizada (como imagem), de Documento emitido pelo Setor Empresarial ou Governamental, manifestando a importância do projeto para a instituição;
j) Pré-projeto de Pesquisa online (em PDF), especificando o possível orientador e linha de pesquisa à qual
se candidata. O(A) candidato(a) deve elaborar um texto onde desenvolva um tema de seu interesse na área
da Saúde, enquadrado em uma das linhas de pesquisa do MPBiotec, contendo: título, introdução, justificativa, objetivos, referências bibliográficas e palavras-chave. O pré-projeto deve ter, no máximo, TRÊS páginas, digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples (ver ANEXO 4 para maior detalhamento).

8.4 HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

O resultado da homologação das inscrições estará disponível dia 22/11/2017 no site do curso (www.mpbiotec.org.br). A solicitação de recurso à Coordenação Geral do MPBiotec deverá ocorrer no dia 23 de novembro de 2017. A data de resposta ao recurso, não cabendo novo recurso à instância superior, será dia 24 de novembro de 2017.

9. SELEÇÃO

O processo seletivo é realizado por uma Comissão de Seleção formada por três docentes do MPBiotec escolhidos pelo Colegiado do programa. A seleção constará da avaliação do Pré-projeto de Pesquisa (critério eliminatório), da entrevista (critério eliminatório) e da avaliação do curriculum vitae do(a) candidato(a) (critério classificatório). O(A) candidato(a) será selecionado(a) conforme o número de vagas disponibilizado por seu provável orientador. 

10. EDITAL




Fale Conosco
MPBiotec - Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.
UECE - Av. Paranjana, 1.700 - Campus do Itaperi - 60740-000 Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.9645
Fax: (85) 3101.9650
E-mail: secretariageral@mpbiotec.org.br
MPBiotec
O MPBiotec
Acesso Restrito